Aulas, eventos, visitas à detentos foram cancelados e tendas serão montadas ao lado da rodoviária
O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, divulgou nesta segunda-feira, 16, uma série de medidas e recomendações para evitar o novo coronavírus em União da Vitória. De acordo com a Secretaria de Saúde, ainda não há casos suspeitos e/ou confirmados no município, mas as ações foram tomadas pensando na prevenção e nos cuidados com a população.
O decreto nº 95/2020, publicado nesta segunda-feira, 16, adota as seguintes medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Covid 19:
- Ficam suspensos do dia 18 de março até o dia 1 de abril: eventos que exijam licença do Poder Público, atividades coletivas com aglomeração de público, atividades educacionais em escolas e faculdades da rede municipal, ações comemorativas ao aniversário de 130 anos de União da Vitória e a realização de cirurgias eletivas nos hospitais de União da Vitória;
- As aulas na rede municipal de ensino serão suspensas a partir de quarta-feira, 18. A orientação é que as escolas particulares e as universidades tomem as mesmas ações;
- A prefeitura recomenda a suspensão de visitas a detentos na 4ª Subdivisão Policial (SDP);
- O início do prazo para pagamento do IPTU fica prorrogado para o dia 15 de maio a fim de evitar aglomerações de pessoas no prédio da Prefeitura.
Além disso, outras ações de prevenção estão sendo tomadas:
- Tendas estão sendo instaladas na rodoviária e no aeroporto de União da Vitória para monitoramento das pessoas que entram na cidade. Testes rápidos para verificar a presença de febre serão realizados nos indivíduos que chegarem no município.
- Em caso de aparecimento dos sintomas, a Secretaria de Saúde pede que em primeiro lugar, o munícipe entre em contato com a Secretaria de Saúde e siga as recomendações. Para evitar maior exposição ao vírus, não procure os serviços de saúde como hospitais, pronto atendimento e unidades básicas de saúde sem a devida orientação. Os exames em casos suspeitos serão realizados em domicílio.