UNIARP inicia processo de internacionalização

Primeiro convênio foi assinado entre a UNIARP e a Universidade de Guadalajara (UDG) do México

 

A UNIARP realizou nesta quinta-feira, 21, a primeira ação visando sua internacionalização. Durante a abertura do 6º Seminário de Desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e Extensão (SEDEPEX) e do 3º Seminário Interdisciplinar em Educação foi assinado convênio entre a UNIARP e a Universidade de Guadalajara (UDG) do México.

 

A iniciativa contou com apoio da professora pesquisadora Marlene Zwierewicz, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP. Ela vai orientar uma mestranda que estará em Caçador pesquisando questões relacionadas ao uso de tecnologias no ensino.

 

Além do convênio com a Universidade de Guadalajara, a UNIARP estuda também outras iniciativas de internacionalização que na prática promove a cooperação internacional para a melhoria da capacitação dos profissionais, a realização de projetos compartilhados de pesquisa, entre outras ações. A internacionalização é também um fator determinante para que as universidades apareçam nos rankings universitários.

 

A professora Marlene Zwierewicz, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e da UNIARP, recebeu convite para participar do Projeto da UNESCO: “Reorienting Education and Training Systems to Improve the Lives of Indigenous and Marginalized Youth”. A proposta envolve pesquisas acadêmicas sobre como escolas e sistemas educacionais podem usar a educação para o desenvolvimento sustentável, incluindo comunidades marginalizadas e indígenas.

 

As iniciativas

A UNIARP está analisando iniciativas de internacionalização com:

. Universidade de Jaén (UJA), Espanha;

 

. Universidade Mayor de Sán Andrés (UMSA), Bolívia (para intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores, pesquisas, atividades de extensão, publicações e eventos);

 

. Universidade Nacional de Rosário (UNR), Argentina (Participação em uma rede de pesquisadores que desenvolvem estudos relacionados às humanidades e intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores);

 

. Universidade de Boras (UB), Suécia (pesquisas em parceria, publicações e eventos).

 

Rede Internacional de Escolas Criativas

A UNIARP está participando também da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), com pesquisadores e docentes. A Rede é formada por profissionais vinculados a várias universidades, entre as quais: Universidade de Barcelona – Espanha, Universidade Mayor de Sán Andrés – Bolívia, Universidade Ricardo Palma -Peru, além de brasileiras como a UFG, UFT, FURB, Unibave. A rede tem o objetivo de identificar, impulsionar e valorizar escolas que se comprometem com a inovação e a sustentabilidade. Além de eventos, são desenvolvidos programas de formação, pesquisas e publicações.

Presidente da UNIARP Auri Marcel Baú.
Angela Cardoso /Divulgação
Rolar para cima