Bolsas serão destinadas mediante comprovação de necessidade
Na manhã desta sexta-feira, 3, representantes da Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (Uniguaçu) e do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) estiveram no gabinete do prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, para participarem de reunião sobre bolsas de estudo.
Para contribuir com a formação acadêmica, a prefeitura, em discussão com os representantes das faculdades, decidiu que prorrogará o prazo de inscrição para os interessados realizarem seus cadastros para conseguir as bolsas.
Uma das observações levantadas pela prefeitura foi a solicitação que as universidades tenham um controle mais rígido sobre as atividades dos bolsistas. A prefeitura pede que os alunos contribuam com o município por meio de projetos de interesse municipal.
Representando a Uniuv, Cesar Viganó reforçou que no Centro Universitário os alunos bolsistas participam do Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica (Pipa), que consiste em elaborar projetos voltados ao tema de interesse e relacionado ao curso superior do acadêmico, cujo projeto é direcionado ao município.
COMO FAZER
Para realizar as inscrições nas vagas destinadas aos bolsistas, os interessados devem ir na Secretaria de Educação de União da Vitória, situada na rua Coronel João Gualberto, 755, no centro da cidade. Alunos e calouros da Uniguaçu têm o prazo do dia 8 ao dia 17 de fevereiro para comparecer na secretaria enquanto os da Uniuv deverão ir entre os dias 20 de fevereiro e 7 de março.
A secretaria atenderá entre 13 e 17 horas e pede que os interessados levem:
Fotocópia de RG, CPF e histórico escolar;
Comprovante de residência em União da Vitória;
Comprovante de renda do candidato e membros da família;
Cópia da declaração de Imposto de Renda do candidato ou declaração discriminando os bens com seus devidos valores. Caso não possua bens, fazer declaração afirmando que não os têm;
Comprovante de quitação eleitoral e serviço militar;
Cadastro único (Cras).
A documentação entregue será analisada e o candidato a bolsa receberá a visita de uma assistente social, que conhecerá melhor a necessidade de cada aluno. A prefeitura estimou um prazo de 60 dias para concluir o trabalho.