Promotor de Justiça Renato Faria defende multa para quem descumprir a medida municipal
Prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), disse em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 11, que a partir desta terça-feira, 12, o Município vai começar a distribuir gratuitamente à população carente máscaras de proteção contra o coronavírus. Nas próximas horas, ele deve editar um decreto municipal tornando obrigatório o uso de máscaras em locais públicos e nas ruas.
O promotor de Justiça Renato Maia de Faria, também presente na coletiva, afirmou que a orientação do Ministério Público é de que a obrigatoriedade seja efetivada e defendeu a fixação de multa para quem descumprir o decreto.
A Vigilância Sanitária deve promover a fiscalização. Segundo o prefeito, serão aproximadamente 150 pessoas com identificação que estarão nas ruas de Canoinhas fazendo a fiscalização.
Ainda na coletiva, Passos descartou momentaneamente a volta do fechamento do comércio, afirmando que os comerciantes têm adotado medidas exemplares no combate à covid-19. No entanto, as empresas precisarão observar o uso de máscaras tanto para funcionários quanto para os clientes que entrarem nos estabelecimentos, para não sofrerem nenhum tipo de autuação.
Quanto à distribuição das máscaras à população, Passos explicou que apenas uma pessoa por família deve ir às Unidades Básicas de Saúde para fazer a retirada das máscaras e levar o CPF dos demais membros da família.
MULTA
Tenente coronel Silvano Sasinski, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, disse que o homem infectado com covid-19 que não cumpriu medida de isolamento no fim de semana será multado em R$ 10 mil caso volte a transitar pelas ruas, além de “todas as apreensões devidas que o caso requer. Não é brincadeira. Existe medidas sérias contra estas pessoas”, disse Sasinski.