Uso de veículos de tração animal em Canoinhas deve ser proibido por lei

Dono de um cavalo flagrado debilitado na manhã desta quarta-feira, 24, foi encaminhado a Delegacia

 

 

Na manhã desta quarta-feira, 24, um cavalo sem raça definida, foi flagrado com sintomas de exaustão física, caído na rua Vidal Ramos, no centro de Canoinhas. A Polícia Militar foi chamada para verificar o caso.

 

 

Os policiais conversaram com o veterinário da prefeitura que constatou maus tratos, tendo base em seu conhecimento técnico, o animal estava exausto devido ao grande peso que estava puxando na carroça com os produtos recicláveis e muito magro devido ao estado debilitado em que se encontrava.

 

 

Segundo a PM, o animal ficou aos cuidados e responsabilidade do Grupo de Resgate Animal. Devido ao grande fluxo de pedestres na via e comoção social foi necessário retirar o dono do animal e ele foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil, onde foi assinou um boletim na modalidade termo circunstanciado.

 

 

PROIBIÇÃO

Logo em seguida, a Prefeitura de Canoinhas, através da assessoria de imprensa se pronunciou sobre os casos de maus tratos que vêm acontecendo nos últimos dias. Segundo o Governo do Município, é para evitar situações como esta que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 24, que o Município está buscando os mecanismos legais para proibir o uso de veículos de tração animal em Canoinhas. O cavalo foi socorrido e encaminhado pelas Secretarias do Meio Ambiente e de Obras, com apoio de voluntários, para atendimento no Hospital Veterinário da UnC.

 

 

“Devido aos casos de maus tratos em animais e à dificuldade de regulamentação da lei criada em 2018 que disciplinaria o tráfego de veículos de tração animal na cidade de Canoinhas, é que o Município optou por proibir o uso de veículos de tração animal e exploração animal para tal fim na área urbana”, explica o prefeito Beto Passos.

 

 

O projeto está sendo elaborado em conjunto com o departamento jurídico e Secretaria do Meio Ambiente para posterior apreciação da Câmara de Vereadores.

Rolar para cima