Vacinação contra a gripe começa na próxima semana

Em Canoinhas, Centros de Educação Infantil e grupos de terceira idade receberão as doses antes

A Vigilância Epidemiológica de Canoinhas vai iniciar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe pelos Centros de Educação Infantil e grupos de Terceira Idade do Município. A informação é da enfermeira Iolanda Ruthes da Silveira.

Apesar de a campanha de 2014 acontecer entre os dias 22 de abril e 9 de maio, nesta semana os postos de Canoinhas já estão disponibilizando as vacinas.

Serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas maiores de 60 anos, indígenas, profissionais de saúde, população carcerária, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto e doentes crônicos, como hipertensos, diabéticos e transplantados. Os portadores de doença crônica devem levar a receita do seu médico.

Em Canoinhas a vacina será aplicada em todos os postos de saúde do município.

No sábado, 26, todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h para atender o público-alvo da campanha proposto pelo Ministério da Saúde.

Quem tomou a vacina no ano passado não está liberado de receber a vacina neste ano.

As crianças que tomarem a vacina pela primeira vez terão de receber um reforço em 30 dias.

A escolha dos grupos considerados prioritários, segundo o Ministério da Saúde, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento de infecções respiratórias que têm como principal agente o vírus da gripe.

Ainda de acordo com a pasta, a vacina é segura e pode reduzir em até 45% o número de internações por pneumonias e em até 75% a mortalidade por complicações da gripe.

 

VACINA CONTRA HPV ATINGIU 92% DO PÚBLICO

Segundo Iolanda, 92% das meninas entre 11 e 13 anos, público-alvo da vacinação contra o HPV, foram vacinadas. A campanha foi encerrada na segunda-feira, 14. “O resultado foi ótimo”, comemora.

O índice de Canoinhas supera o estadual. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina divulgou que 85,43% do público-alvo foram atingidos. O número representa 126.941 garotas entre 11 e 13 anos vacinadas.

A vacinação começou a ser disponibilizada gratuitamente para a faixa etária no dia 10 de março. A meta do Ministério da Saúde para Santa Catarina e da Dive, que era de imunizar 125,9 mil e 126,4 mil adolescentes, respectivamente, foi batida.

A segunda dose da vacina deve ser tomada em setembro.

A partir de 2015, o público será expandido para meninas entre 9 e 13 anos.

 

Rolar para cima