Veja como ficou o mapa político do Planalto Norte catarinense para 2017

O PMDB, que havia conquistado 11 prefeituras em 2012, agora pode chegar, no máximo, a seis, caso vença o segundo turno em Joinville

 

As eleições deste ano redefiniram o mapa político do Norte do Estado. O PMDB, por exemplo, que havia conquistado 11 prefeituras em 2012, agora pode chegar, no máximo, a seis, caso vença o segundo turno em Joinville, com Udo Döhler. Mas o partido com maior número de filiados no Estado e no País não foi o único a perder espaço, conforme constatou levantamento feito pelo jornal “A Notícia”. PT e PSC, que tinham duas prefeituras, neste pleito ficaram sem nenhuma.
Por outro lado, PSDB, PR, DEM, PSD e PP ampliaram as bases no Executivo. O PSDB passou a comandar seis prefeituras na região (antes, tinha quatro); o PR agora tem duas (antes, nenhuma); o DEM tem uma (antes, nenhuma); o PSD conquistou seis – antes tinha cinco, e pode chegar a sete caso o candidato Darci de Matos vença o segundo turno em Joinville –; e o PP soma quatro – antes eram três.

Fonte: A Notícia (clique para ampliar)
Fonte: A Notícia (clique para ampliar)

No Legislativo, mudanças significativas também foram sentidas. O PT foi o maior derrotado. O partido que elegeu 19 vereadores em 14 municípios da região em 2012. Quatro anos depois, teve de se contentar em eleger apenas dois representantes: um em Bela Vista do Toldo e outro em Papanduva.

Além do PT, seis partidos tiveram baixas. O PSDB encolheu a base de 39 para 37 parlamentares; o DEM, de 11 vagas, passou a seis; e o PPS diminuiu de sete para três vagas. Outras três siglas ficaram sem representatividade na região: PV (em 2012, conquistou três cadeiras), PRB e PSDC (tinham uma vaga cada). Dois partidos continuaram com o mesmo número de representantes nas câmaras: PDT, com seis; e PSC, com três.

Os grandes vitoriosos nestas eleições foram, pela ordem, PSB, PP, PSD, PR e PTB. Todos ampliaram suas bases eleitorais. O PSB foi o partido que deu o maior salto, passando de oito para 19 vereadores; o PP tinha 33 e agora conta com 41; o PSD passou de 34 para 40; o PR tinha 14 e agora elegeu 18; e o PTB passou de dois para quatro representantes.

O PMDB também aumentou a sua base no Legislativo, passando de 69 para 73 vereadores. Além disso, quatro siglas que não estavam no mapa aparecem pela primeira vez: PRP, com três vereadores; Solidariedade, com dois; e PTC e Pros, com um cada.

 

Rolar para cima