Acuado, animal acabou voltando a seu habitat
A Polícia Militar Ambiental deu por encerrada na tarde deste sábado, 18, a operação iniciada às 10h na rua Escrivão Joaquim Alves de Lima, Vila Formosa, em Mafra, onde uma onça parda, também conhecida como suçuarana ou, como é mais conhecida na região, leão-baio, estava acuada.
No local, os policiais militares confirmaram a presença do animal, sendo acionada a Polícia Militar Ambiental de Canoinhas e o Corpo de Bombeiros de Mafra. Também esteve presente um biólogo com vasta experiência nesse tipo de situação.
A onça estava nos fundos da casa de Leonardo Gruber, dentro de um abrigo, acuada, porém, sem ferimentos.
A operação mobilizou vários órgãos competentes. Após análise da situação, foi decidido, fazer o isolamento da área no entorno do local, solicitando que moradores permanecessem dentro de casa. A Polícia Militar de Lages deslocou o helicóptero Águia trazendo o professor especialista Auri Ducave. Ele aterrizou por volta das 16 horas em Mafra, recomendando usar uma zarabatana com dardo tranquilizante.
Sendo feito um cerco com uso de redes, o disparo do dardo não perfurou a pele do animal, que conseguiu fugir, saltando muros das casas ali existentes. Na sequência ela foi avistada em outra propriedade, e na tentativa de nova captura, a onça conseguiu novamente fugir, desta vez, sentido mata fechada em direção ao bairro Campo da Lança.
VEJA O VÍDEO
A operação foi desmobilizada porque as autoridades envolvidas entenderam que o animal retornou ao seu habitat natural, não sendo mais necessário a mobilização para nova captura, porém permanecendo em sobreaviso, com divulgação à sociedade para que, se avistarem novamente a onça em residências, que informem via 193 e 190.