Durante ato realizado na manhã de sexta-feira, 1º, vereador João Grein (PT) tomou posse como novo presidente da Câmara Municipal de Canoinhas. O petista assume após renuncia do vereador Neno Pangratz (PP), que deixa o cargo para cumprir acordo firmado entre as partes quando da formação da chapa eleita para compor a atual mesa diretora. “Havíamos feito esse acordo de cavalheiros para que cada um comandasse o legislativo por um período do ano”, garantiu Grein que era vice-presidente.
Em sua segunda legislatura e pela primeira vez assumindo como presidente da Casa, Grein promete dar continuidade ao trabalho iniciado pelo seu antecessor. Conforme o vereador, a Câmara está organizada e funcionando de acordo com as necessidades dos vereadores e da própria comunidade. “Serve de espelho para os demais poderes legislativos da região”, frisou.
Dará sequência a publicidade dos atos legislativos e das ações dos vereadores e também manterá o processo de economia iniciado nas gestões anteriores. “O dinheiro público continuará sendo tratado com respeito, sendo aplicado apenas nas coisas necessárias e que garantam, por exemplo, o bom trabalho dos vereadores e dos nossos funcionários”, afirmou.
O vereador pretende estreitar ainda mais a relação do legislativo com a sociedade, promover debates sobre diversos assuntos e deixar a critério das comunidades a realização de sessões itinerantes após o período eleitoral. “A Câmara está à disposição dos canoinhenses, mas também tem que se fazer presente”, finalizou.
Grein permanece no cargo até o dia 31 de dezembro deste ano. Sua primeira sessão ordinária como presidente da Casa acontece na segunda-feira, 04, quando os vereadores retornam do recesso parlamentar.
Neno deixa a presidência e apresenta números
Ao deixar o cargo de presidente, Neno Pangratz (PP) destacou o apoio que recebeu dos demais colegas de Casa, principalmente, dos vereadores que compõem a mesa diretora. “Deram respaldo e segurança para que eu pudesse tomar as decisões mais corretas”, disse.
Enalteceu o dinamismo e o suporte dado pelos funcionários no período em que ficou no comando do legislativo. “Os nossos servidores foram e continuam sendo essenciais no trabalho desenvolvido pelos vereadores”, falou.
Neno ainda observou o grande número de projetos apreciados em sua gestão como presidente. Foram aprovados 107 projetos de lei ordinários (93 de origem do executivo e 14 do legislativo), sendo que outras 12 matérias ainda estão tramitando pelas comissões técnicas; dois projetos de resolução e um projeto de lei complementar. Os vereadores apresentaram entre janeiro ao final do mês de julho um total de 236 indicações e 220 requerimentos.
Outro ponto citado pelo ex-presidente foi o valor gasto com diárias, o menor entre os municípios da região, segundo informações do jornal Correio do Norte, na edição de sexta-feira, 1º de agosto. “Liberamos funcionários e vereadores para cursos e atividades fora do município, mas sem exageros e com a necessidade da viagem comprovada, medidas estas que mostram o porquê de estarmos entre as Câmaras que menos gastaram com diárias em 2014”, finalizou.