Vereador oferece alternativas para que planos de saúde tenham seus postos de atendimento

Com a mudança do Pronto Atendimento Municipal (PAM) para suas novas instalações no início do mês de julho, o espaço que atualmente abriga a unidade de saúde ficará ocioso.

Por esse motivo é que o vereador Renato Pike (PR) está propondo, por meio de requerimento aprovado em plenário na sessão ordinária de segunda-feira, 6, que a Unimed Canoinhas entre em contato com a direção do Hospital Santa Cruz, a fim de negociar a locação do local para a instalação de um posto de atendimento médico emergencial para conveniados e particulares.

A alternativa vem sendo defendida pelo vereador desde quando participou de reunião com a direção da Unimed local em abril de 2013. Na época, Pike ainda intermediou conversações entre o presidente da cooperativa de trabalho médico, prefeito Beto Faria, secretária municipal de saúde e a direção do Hospital Santa Cruz.

O vereador acredita que um posto da Unimed ajudaria a desafogar as filas de espera no PAM, já que muitos conveniados acabam procurando atendimento médico no SUS por falta de opção. A sugestão é que os atendimentos fossem oferecidos das 18h a 1h, período em que os consultórios médicos já estão fechados.

Estima-se que cooperativa possui mais de cinco mil associados em Canoinhas e região e aproximadamente 40 médicos especialistas. Ainda de acordo Pike, a partir do momento em que existir uma nova possibilidade, até os pacientes com melhores condições financeiras poderão optar pelo atendimento particular.

O requerimento proposto por Pike é direcionado ao presidente da Unimed Canoinhas, médico Ricardo Manteuffel e leva a assinatura dos demais vereadores.

Pike ainda apresentou outra alternativa para a expansão dos atendimentos médicos emergenciais e de urgência, fora o PAM.

Através de requerimento direcionado ao médico Adriano de Aguiar, ele está propondo a cessão de um espaço dentro do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (ITO), visando a instalação de ambulatório que possa atender pacientes particulares e conveniados dos mais diversos planos de saúde, especificamente no período noturno.

O documento também leva a assinatura dos demais vereadores.

Rolar para cima