Vereador propõe desapropriação de terrenos para construção de desvio

Laudecir Gonçalves apresentou ideia que pode solucionar o problema dos caminhões na cidade

 

 

O vereador Laudecir Gonçalves, o Barriga (PR), apresentou na segunda-feira, 13, uma solicitação à prefeitura para estudar a desapropriação amigável de terrenos, para dar início a construção de uma alternativa para o desvio de caminhões do centro da cidade. A matéria foi lida no expediente e animou parte dos vereadores.

 

Segundo o texto, o vereador solicita que o executivo verifique a legalidade e possibilidade de aproveitar o espaço da linha ferroviária para utilização da construção do desvio de caminhões, partindo da Rua Pedro Flores, local onde ocorreriam as desapropriações amigáveis, até o novo acesso da empresa West Rock, atrás da rua Antônio Simões da Mata, completando assim a ligação do desvio.

 

O projeto é ousado, porém é uma luz no fim do túnel para a cidade que tem sofrido com o fluxo de caminhões pesados em trânsito no centro do município.

 

Pela ideia, a prefeitura teria de conseguir uma licença para utilização do espaço, hoje ocupado pela ferrovia, mas que não tem utilidade, uma vez que os trens não são utilizados na nossa região. A partir desta autorização começaria a construção do desvio de caminhões em uma pista de mão única.

 

Para que o desvio funcionasse, dois semáforos seriam instalados neste trecho para que os mesmos liberassem o fluxo dos caminhões, hora no sentido norte (quem vai para o Paraná), hora no sentido sul (quem busca acesso a BR 280).

 

De acordo com o vereador, o trecho da linha a ser utilizado não chegaria nem a 1 quilômetro, reduzindo drasticamente o preço da obra originar que supera 200 milhões de reais, caso toda a rodovia seja construída pelo contorno da cidade.

 

Para o vereador, paliativamente, é a melhor solução “a estrutura já está lá, é só tirar a linha e fazer com que os caminhões passem”, defende.

 

 

OUTROS PROJETOS

Uma das primeiras soluções para o desvio de caminhões é um contorno milionário proposto pelo governo do estado, que desviaria toda a cidade, mas que, necessita de uma construção total, afinal, nem aterramento existem na área traçada para o projeto. Para piorar, há mais de 5 anos o Governo promete realizar a obra e agora alega não ter recursos para tal.

 

A segunda solução surgiu como alternativa na gestão de Elói José Quege (PP), e busca que o desvio passe dentro do bairro Argentina. Este projeto, porém, não retira o fluxo da cidade, uma vez que os caminhões desviariam parte do centro, mas voltariam a Avenida Rigesa nas proximidades do Campo Militar. Ainda sim o fluxo acabaria por danificar a estrutura da via e continuaria onerando os cofres públicos.

 

O prefeito Luiz Shimoguiri (PR) deve analisar a indicação do vereador, mas numa conversa informal, mostrou-se otimista com a solução apresentada por Barriga.

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