Governo do Estado não enviou nada que prometeu e Ministério da Saúde não habilitou leitos de UTI
A vereadora Zenici Dreher (PL), que ocupou o cargo de secretária de Saúde de Canoinhas até o ano passado, fez uma fala preocupante na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 28, repercutindo o primeiro caso confirmado de covid-19 na região.
“Não estamos com nossa estrutura 100% preparada para combate a covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde ainda não mandou nada. O Ministério da Saúde não habilitou ainda os cinco leitos de UTI que foram colocados à disposição. A partir de hoje o cenário é outro. Estamos discutindo muito esse assunto. Por onde essa pessoa andou? Já há casos de duas pessoas que apresentaram sintomas depois de terem tido contato com ele. Precisamos estar preparados nos próximos 15 dias. Talvez tenhamos de recuar em algumas decisões. Se precisarmos de serviços mais complexos sabemos que teremos dificuldades”, afirmou.
Zenici prosseguiu ponderando que “se essas pessoas estiverem circulando no nosso comércio local corremos risco muito grande de termos sérios problemas nos próximos dias. Ainda não estamos preparados. Vamos fazer a nossa parte. Cada dia será um cenário diferente e precisamos estar atentos. A WestRock está seguindo todos os protocolos, mas nas ruas as pessoas querem exercer seus direitos de ir e de vir e acabam relaxando nas regras de isolamento”.
Vereador Paulo Glinski (PSD) lembrou que “o vírus veio de fora, mas não se trata de medida discriminatória. Sabemos que temos um grupo que precisa ser monitorado com maior rigor para se evitar um problema muito grande”.
Zenici frisou que as obras de expansão da WestRock preveem colocar 900 pessoas morando na região nos próximos meses, o que, na visão dela, sobrecarrega o sistema de Saúde. “São 900 pessoas a mais para usar os serviços de saúde do Município. Na minha opinião a empresa deveria recuar”, destacou.
Os vereadores aprovaram requerimento que interpela a WestRock sobre a questão.