Vereadora questiona eficiência dos netbooks e busca explicações junto às escolas municipais

Adquiridos há pouco mais de três anos pela prefeitura de Canoinhas, os cinco mil netbooks repassados aos alunos da rede municipal de ensino estão longe de virar consenso quando o assunto é eficiência.

Enquanto o secretário de Educação, Hamilton Wendt, defendeu a qualidade pedagógica e de operacionalidade dos equipamentos durante explanação na Câmara, em 02 de março, professores e instrutores de informática das próprias escolas continuam colocando-a em xeque.

Vereadora Cris Arrabar (PT) se pronunciou sobre o assunto na sessão ordinária de segunda-feira, 11, e disse que vai buscar as explicações necessárias para por fim ao desencontro de informações. “O secretário veio aqui e falou uma coisa, mas o que eu constatei nas escolas é outra realidade”, comentou.

Por meio de requerimentos direcionados à direção e responsáveis pela informática, a vereadora está solicitando explicações sobre o número de aparelhos que cada escola possui e quantos estão em condições de uso; está pedindo ainda dados sobre a frequência de comparecimento da assistência técnica nas escolas e de uso dos equipamentos por parte dos alunos nos últimos três meses. “Já que o secretário informou que relatórios são gerados cada vez que são utilizados os netbooks, então que nos encaminhem cópias deles”, disse.

No início do ano letivo, quando Cris esteve visitando as escolas acompanhada dos vereadores Renato Pike (PR) e João Grein (PT), grande parte dos professores e instrutores de informática já haviam reclamado que os equipamentos funcionavam com dificuldade, a assistência técnica era precária e o sinal de internet era lento.

Rolar para cima