Requerimento de Norma Pereira foi aprovado por todos os colegas
CORONAVÍRUS
A vereadora Norma Pereira (PSDB) apresentou requerimento ontem na Câmara de Vereadores de Canoinhas cobrando ações do Município em relação ao combate ao coronavírus.
Zenici Dreher (PL), que havia participado de reunião à tarde para traçar diretrizes a fim de enfrentar o vírus, adiantou a resposta ao requerimento lembrando que o Município já definiu como se dará o enfrentamento à doença, cujo ápice em Canoinhas, acredita a vereadora, ocorrerá em 45 dias. “Pedimos que as pessoas não se apavorem e sigam as orientações dos médicos e cientistas”, alertou.
A vereadora fez outro alerta com relação às fake news e brincadeiras que circulam pelas redes sociais e da importância de se orientar a população para confirmar tudo o que leem e veem nas redes sociais através das fontes oficiais.
Paulo Glinski (PSD) criticou o fato de o Município ainda não ter determinado a suspensão de aulas na rede municipal. “A situação é extremamente grave mesmo”, alertou cobrando que as aulas sejam suspensas. “É tudo muito rápido. Hoje de manhã talvez não fosse necessário, agora se pensa diferente. Trata-se de prevenção”, afirmou.
Norma lembrou que na Itália houve uma explosão de casos de coronavírus muito rapidamente. “Fiz esse requerimento para provocar uma reflexão”, disse.
Na manhã desta terça-feira, 17, o prefeito Beto Passos (PSD) e a secretária de Saúde Katia Oleskowicz concederão uma entrevista coletiva na prefeitura para detalhar as ações.
SEM CUMPRIMENTO

Em ano eleitoral, a grande preocupação do vereador Wilmar Sudoski (PSD), expressada ontem, é com o cumprimento de mão. Ele disse que leu, e está certo, que pegar a mão dos outros está proibido. O problema, na visão de Sudoski, é as pessoas acharem a atitude antipática.
“Tem pessoas de todos os países em Canoinhas. É um fato verídico, verdadeiro”
do vereador Wilmar Sudoski (PSD), preocupado com o coronavírus
MEDIDAS
Presidente da Câmara, Paulinho Basilio (MDB) mandou espalhar frascos de álcool gel pela Câmara, mas diz que aguarda orientações da Secretaria Municipal de Saúde para definir novas medidas.
DESAFIO
O Desafio dos Gigantes, evento do setor automotivo marcado para ocorrer no próximo fim de semana em Canoinhas, foi cancelado depois do decreto do prefeito Beto Passos que proíbe eventos que reúnam mais de 100 pessoas.
ECONOMIA
Quem circulou ontem pelo centro de Canoinhas já percebeu uma redução no movimento no comércio. A longo prazo o coronavírus deve causar prejuízo incalculável.
TELONA
O CineMax Canoinhas segue funcionando normalmente até segunda ordem. Embora haja o decreto para evitar grandes aglomerações, o cinema não tem lotado ultimamente.
TRÊS BARRAS
Prefeito Luis Shimoguiri (PSD) convocou os vereadores para reunião às 9 horas desta terça-feira, 17, para tratar das ações a serem tomadas pelo Município no combate ao coronavírus.
UNIGUAÇU
A Câmara de Canoinhas aprovou por unanimidade em segundo turno nesta segunda-feira, 16, projeto de lei que permite a utilização da estrutura da Escola Básica Municipal Aroldo Carneiro de Carvalho pelo período de dois anos, prorrogáveis por mais dois, no contraturno escolar. Não houve discussão.
Em contrapartida à permissão de uso, a Uniguaçu fará a troca da cobertura do prédio da Escola, orçada em R$ 461 mil, além de oferecer dois cursos de formação continuada aos professores da rede de ensino municipal, por semestre, além da disponibilização aos alunos da escola do laboratório de informática e biblioteca da unidade, durante o dia. O projeto segue para sanção do prefeito Passos.
CONCESSÃO
Vai à votação nesta terça na Câmara de Canoinhas projeto de lei que concede uma área de 13.500 m², situada no Campo d’Água Verde, destinada à instalação ou ampliação de
indústria ou empresa prestadora de serviços no Município. Neste caso deverá haver licitação.
LEILÃO
A empresa Rodrigues Leilões tentou novamente promover um feirão de produtos arrematados junto à Receita Federal, segundo a empresa, no Pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei, de Canoinhas. Ação do Sindilojas Canoinhas apontando o descompasso com a lei impediu a segunda tentativa.
OUVIDORIA
Foi aprovado ontem, também, por unanimidade, projeto de lei que cria a ouvidoria da Câmara de Vereadores de Canoinhas.
RECURSO
Vereadora Zenici Dreher (PL) elogiou o Governo do Estado por ter liberado R$ 500 mil na semana passada para o Hospital Santa Cruz. Em tom de brincadeira disse que bastou Célio Galeski assumir a presidência do PSL em Canoinhas para os recursos serem liberados. Na sequência se corrigiu lembrando que o recurso foi liberado antes da posse de Galeski.
FACADA
Mais de um ano depois de prometer enfiar a faca no Sistema S (Sesi, Senai, Senac, Sesc), o ministro da Economia, Paulo Guedes, está usando o coronavírus para enfim cumprir sua promessa. Ontem anunciou dentro do pacote de reação a paralisação da economia por causa do vírus, que os empresários estejam isentos de contribuir com o sistema por três meses.
MUDANÇA DE CASA
O colunista por mais de 40 anos da RBS TV (hoje NSC TV) Cacau Menezes foi contratado pelo Grupo ND. Ele vai trabalhar na redação integrada do grupo que tem jornal impresso, site, TV e rádio.