Do Portal Cultura Sul FM
Os vereadores de São João do Triunfo aprovaram em sessão extraordinária na manhã desta terça-feira, 19, o projeto de lei que reajusta os próprios salários em 10,67% – porcentual que corresponde à reposição da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses.
Os salários do prefeito, do vice e dos servidores municipais também serão reajustados pelo mesmo porcentual. Já o salário dos professores terá reajuste de 11%.
No ano passado houve uma grande polêmica quando o projeto de reposição foi aprovado pelos vereadores de São Mateus do Sul e como houve repercussão negativa diante da população, o projeto foi retirado e arquivado. Mesmo assim, foi realizado uma manifestação popular contra o aumento e pela redução dos salários, em uma sessão conturbada com muito bate-boca entre os manifestantes e vereadores.
O ano de 2015 ficou marcado por uma série de manifestações em várias cidades do Paraná e de outros Estados contra o aumento e pela redução dos salários. Em alguns municípios a pressão popular fez os vereadores reduzirem os próprios salários.