Do Portal CulturaSul FM
Os vereadores de São Mateus do Sul, votaram na sessão desta segunda-feira, 24, projeto de lei que concede reajuste de 8,41% no subsídio mensal dos nove parlamentares, hoje em torno R$ 6,2 mil. O projeto é de autoria do vereador Ferreto e assinado pelos vereadores Mario Stori Stuski, Geraldo Altevir de Paula e Silva, Antônio Wilson Waligurski e Miguel Paulo Ferreira. Segundo o vereador Ferreto, o reajuste foi definido conforme percentual medido pelo índice acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente ao período de abril de 2014 a março de 2015. Se o projeto for aprovado em segunda votação e sancionado pelo Executivo, a Lei entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a partir de abril de 2015.
O projeto foi aprovado em primeira votação com votos favoráveis dos vereadores Geraldinho, Lima, Ferreto e Paulo Ferreira. O vereador Rui votou contra, justificou que o assunto requer cautela e precisa ser discutido com a população. O vereador Pichetinho não participou da votação.
Caso a mudança seja aprovada, o subsídio mensal de cada vereador subirá para pouco mais de R$ 6,7 mil.
Antes mesmo do término da sessão o assunto já era divulgado e comentado nas redes sociais. Nas discussões, muitas críticas contrárias à atitude dos vereadores.
A página #NÃOVAI TERAUMENTO e tem mais… #VAITERREDUÇÃO, foi criada no Facebook contra o aumento e pela redução do salário dos vereadores de São Mateus do Sul. Os participantes convocam a população à comparecer na sessão da próxima segunda-feira, 31, e pressionar os vereadores para votarem contra o reajuste.