Campanha teve início no município no dia 3 de agosto
Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Barras desta segunda-feira, 5, vereadores destacaram a importância do combate a violência contra a mulher no município e as ações da campanha Agosto Lilás, que promovem a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Vereadora Josecleia Gazaniga (MDB) e procuradora da Mulher, agradeceu os integrantes da Rede de Enfrentamento da Violência contras as mulheres, que foi instituída após a criação da Procuradoria da Mulher através da Câmara. “Quero destacar e ressaltar o importante passo que foi dado em nosso município com a junção dessas forças e parabenizar todos os envolvidos pelo excelente início das atividades. O trabalho de conscientização pela Rede de Enfrentamento é de fundamental importância. Vamos trabalhar arduamente para efetivar as leis de enfrentamento à violência. Mulheres, nunca aceitem menos do que vocês merecem. Vocês não estão sozinhas”, afirmou a vereadora Josi.
Marcos Rogério de Paula (PL) também parabenizou as ações do Agosto Lilás. Para ele, deveriam haver leis federais que protegessem mais as mulheres, leis mais duras contra os agressores, que fossem iguais tanto para pobres como para ricos. “Tem que ser mudado as leis para realmente punir o agressor com cadeia, ficar lá 10, 15 anos, para não sair mais”, disse Marquinhos.
Carla Schimoguiri (PTB), presidente da Casa, enalteceu as ações desenvolvidas e lembrou da abertura da campanha no dia 3 de agosto. Foram realizadas duas palestras para os alunos do 9º Ano, do Caic, da escola Frei Menandro Kamps, abordando temas de Violência Contra a Mulher. “Esse trabalho foi uma parceria entre a Escola Frei Menandro Kamps, Secretaria de Educação e as Polícias Civil e Militar de Três Barras”, lembrou a presidente.
Foram realizadas também palestras para o CRAS, postos de Saúde e CAPs. Além disso, a Rede de Enfrentamento realizou pedágios para conscientizar as pessoas sobre a violência contra a mulher.
A Procuradoria da Mulher também trabalhou a Sala Lilás e outras ações que serão divulgadas no próximo mês. Para encerrar a campanha, foi realizada uma palestra show, que devido ao sucesso, deve ser repetida no próximo ano.
“Quero agradecer o apoio do prefeito municipal, dos vereadores, da vice-prefeita que organizou a Rede de Enfrentamento, das Secretarias e seus funcionários, dos homens que abraçaram essa campanha da Procuradoria da Mulher. Essa ação não terminou. Não vai ficar somente no mês de agosto. Estaremos agora através da Rede de Enfrentamento realizando capacitação para as pessoas que trabalham diretamente com as mulheres”, destacou Carla Shimoguiri.