Vereadores Mirins de Canoinhas divulgam próximas eleições

Palestras aconteceram durante essa semana nas escolas municipais participantes do Projeto Câmara Mirim

 

 

 

Alunos de mais duas escolas municipais puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos vereadores mirins nessa quinta-feira, 19.

 

 

Logo no início da manhã, os dez vereadores mirins acompanhados do vereador Edmilson Verka (PR) e equipe da câmara, apresentaram o projeto na Escola Básica Municipal (EBM) José Grosskopf.

 

 

Diretora Sandra Karvat incentivou os alunos a participarem da nova eleição, podendo assim representar as necessidades da escola e bairro que vivem. “Esse é um projeto que desenvolve o espírito de liderança, ética e cidadania em nossos jovens”.

 

 

Vereador Edmilson falou um pouco aos alunos sobre sua trajetória na gestão política e explicou o dever de um vereador frente às necessidades da comunidade. “Somos os representantes do povo e lutamos pelos direitos de cada um. Os vereadores mirins podem também representar as necessidades de sua escola, de sua realidade”, destacou Verka.

 

 

SEVERO

Ainda pela manhã o projeto também foi apresentado aos alunos da EBM Severo de Andrade, no Campo D’ Água Verde. Os vereadores Coronel Mário Renato Erzinger (PR) e Célio Galeski (PR) participaram da palestra com os alunos, professores e vereadores mirins.

 

 

Célio iniciou sua fala justificando sua admiração pela escola. “Meus filhos estudaram aqui, fui presidente da Associação de Pais e Professores, e trabalhei para as conquistas dessa escola. Tenho orgulho de fazer parte da história de uma das maiores escolas municipais de Canoinhas”, destacou.

 

 

Coronel Mário enalteceu a participação dos alunos no projeto e o interesse em participarem da Câmara Mirim. “O futuro de nossa cidade está dentro da escola. Quem sabe sairá daqui o futuro prefeito, vereador, empresário, professor”. O presidente da Câmara também justificou que o projeto, devido aos pedidos de outras escolas, será expandido nesse ano também para escolas estaduais e particulares. “Visamos assim, oportunizar maior participação dos estudantes de toda cidade”, explicou Erzinger.

 

 

A equipe da Câmara apresentou aos alunos o papel de um vereador, que é de representar a população, fiscalizar o poder executivo, discutir os temas de interesse público e trabalhar na produção de leis.

 

 

O aluno Roger, que participou animadamente da palestra, definiu a democracia, após escutar os esclarecimentos da equipe da Câmara e vereadores. “Democracia é o poder do povo, onde todos podem participar das decisões políticas de forma direta e igualitária”, explicou aos amigos.

 

 

Diretora da escola, Daiane Pape Teixeira da Silva, destacou o perfil dos alunos da escola. “Temos aqui alunos participativos e com ótimas ideias, que podem ser colocadas em prática, ajudando assim a melhorarmos nossa escola, nosso bairro e município”.

 

 

Nessa sexta-feira, 20, o projeto Câmara Mirim continuou nas Escolas Municipais Presidente Castelo Branco e Aroldo Carneiro de Carvalho.

 

 

O projeto Câmara Mirim foi criado pelo vereador Wilmar Sudoski (PSD), no ano de 2017.

 

 

Como funcionará a votação para os Vereadores Mirins:

As inscrições podem ser feitas na secretaria de cada escola participante, até o dia 4 de maio.

 

 

Os alunos devem ser menores de 15 anos e estar cursando entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental.

 

 

A campanha eleitoral dos alunos na escola ocorrerá entre os dias 10 a 29 de maio.

 

 

A votação e eleição será realizada no dia 30 de maio nas escolas.

 

 

[Best_Wordpress_Gallery id=”332″ gal_title=”Vereadores Mirins divulgam próximas eleições nas Escolas José Grosskopf e Severo de Andrade”]

Rolar para cima