Palestras aconteceram durante essa semana nas escolas municipais participantes do Projeto Câmara Mirim
Alunos de mais duas escolas municipais puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos vereadores mirins nessa quinta-feira, 19.
Logo no início da manhã, os dez vereadores mirins acompanhados do vereador Edmilson Verka (PR) e equipe da câmara, apresentaram o projeto na Escola Básica Municipal (EBM) José Grosskopf.
Diretora Sandra Karvat incentivou os alunos a participarem da nova eleição, podendo assim representar as necessidades da escola e bairro que vivem. “Esse é um projeto que desenvolve o espírito de liderança, ética e cidadania em nossos jovens”.
Vereador Edmilson falou um pouco aos alunos sobre sua trajetória na gestão política e explicou o dever de um vereador frente às necessidades da comunidade. “Somos os representantes do povo e lutamos pelos direitos de cada um. Os vereadores mirins podem também representar as necessidades de sua escola, de sua realidade”, destacou Verka.
SEVERO
Ainda pela manhã o projeto também foi apresentado aos alunos da EBM Severo de Andrade, no Campo D’ Água Verde. Os vereadores Coronel Mário Renato Erzinger (PR) e Célio Galeski (PR) participaram da palestra com os alunos, professores e vereadores mirins.
Célio iniciou sua fala justificando sua admiração pela escola. “Meus filhos estudaram aqui, fui presidente da Associação de Pais e Professores, e trabalhei para as conquistas dessa escola. Tenho orgulho de fazer parte da história de uma das maiores escolas municipais de Canoinhas”, destacou.
Coronel Mário enalteceu a participação dos alunos no projeto e o interesse em participarem da Câmara Mirim. “O futuro de nossa cidade está dentro da escola. Quem sabe sairá daqui o futuro prefeito, vereador, empresário, professor”. O presidente da Câmara também justificou que o projeto, devido aos pedidos de outras escolas, será expandido nesse ano também para escolas estaduais e particulares. “Visamos assim, oportunizar maior participação dos estudantes de toda cidade”, explicou Erzinger.
A equipe da Câmara apresentou aos alunos o papel de um vereador, que é de representar a população, fiscalizar o poder executivo, discutir os temas de interesse público e trabalhar na produção de leis.
O aluno Roger, que participou animadamente da palestra, definiu a democracia, após escutar os esclarecimentos da equipe da Câmara e vereadores. “Democracia é o poder do povo, onde todos podem participar das decisões políticas de forma direta e igualitária”, explicou aos amigos.
Diretora da escola, Daiane Pape Teixeira da Silva, destacou o perfil dos alunos da escola. “Temos aqui alunos participativos e com ótimas ideias, que podem ser colocadas em prática, ajudando assim a melhorarmos nossa escola, nosso bairro e município”.
Nessa sexta-feira, 20, o projeto Câmara Mirim continuou nas Escolas Municipais Presidente Castelo Branco e Aroldo Carneiro de Carvalho.
O projeto Câmara Mirim foi criado pelo vereador Wilmar Sudoski (PSD), no ano de 2017.
Como funcionará a votação para os Vereadores Mirins:
As inscrições podem ser feitas na secretaria de cada escola participante, até o dia 4 de maio.
Os alunos devem ser menores de 15 anos e estar cursando entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental.
A campanha eleitoral dos alunos na escola ocorrerá entre os dias 10 a 29 de maio.
A votação e eleição será realizada no dia 30 de maio nas escolas.
[Best_Wordpress_Gallery id=”332″ gal_title=”Vereadores Mirins divulgam próximas eleições nas Escolas José Grosskopf e Severo de Andrade”]