Vereador Paulinho Basílio e médico Marcos Okada fizeram uso da Tribuna
Um assunto bastante discutido no país todo foi debatido na sessão mirim dessa semana. No uso da Tribuna, a vereadora mirim Aline Isabela Padilha falou sobre o conceito de justiça. Os vereadores mirins participaram da sessão vestidos de preto, em protesto contra a corrupção.
“Em um sentimento mais amplo, a justiça pode ser considerada como um termo abstrato que designa o respeito pelo direito de terceiros […] ela também pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivas nas relações sociais…”. Aline explicou ainda sobre o conceito de justiça aos vereadores mirins e também comunidade presente.
Em seguida a vereadora mirim Serena Leitemberg definiu em sua fala o que é corrupção:
A corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo significa “tornar podre”. A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.
A corrupção no Brasil afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos brasileiros quando idminui os investimentos públicos na saúde, educação, infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere criminalmente a Constituição quando amplia a exclusão social e a desigualdade.
A corrupção no Brasil não é algo novo e talvez seja um dos maiores problemas que afeta o bem-estar da população. Há muito tempo se fala de desvios de verbas públicas, da corrupção de políticos, da lavagem de dinheiro, do pagamento de propinas, do abuso de poder”.
Serena ainda exemplificou sobre a corrupção: “se eu vendo meu voto, dou sequência à corrupção, porque escolho alguém que me favoreça, e quero ganhar com isso, não pensando nos meus semelhantes, e isso é a venda do meu direito de cidadão”.
A vereadora mirim encerrou sua fala destacando: “me envergonha como cidadã, fico triste disso acontecer no meu país, mas acredito que podemos mudar essa parte da história e eliminar a corrupção. Meu papel como vereadora é acompanhar e fiscalizar”, finalizou.
Participaram da sessão da câmara mirim, o presidente Coronel Mário Renato Erzinger (PR), Paulinho Basílio (MDB), Norma Pereira (PSDB), Chico Mineiro (PR), Camila Lima (MDB) e Célio Galeski (PR).
Marcos Vinícius de Moraes Okada e vereador Paulinho Basílio fazem uso da Tribuna durante sessão
Na sessão da câmara mirim o vereador Paulinho Basílio (MDB) também fez uso da Tribuna Livre para falar um pouco sobre sua experiência como vereador. Basílio contou sua trajetória desde pequeno e algumas ações como agente público, contando aos vereadores mirins que foi idealizador da assessoria da Juventude em Canoinhas e também trabalhou como assessor do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini. Ainda contou que atualmente é o segundo vereador mais jovem do Estado, e que os jovens entre 16 a 29 anos representam hoje 32% dos votos, e que um voto consciente pode mudar a realidade. “Como é bom ver a mudança em apenas um ano de vocês e também observar a evolução de cada um, além da nobre atitude de ocuparem o cargo de vereadores mirins, acreditando que é através da política honesta que podemos mudar nosso país”.
Vereador mirim Rafael de Lima também destacou a importância da política honesta. “Não podemos vender nosso voto, temos que eleger políticos que lutem pela nossa sociedade com ações para o bem comum”.
Em seguida o médico Marcos Vinícius de Moraes Okada também fez uso da Tribuna para pedir o apoio dos vereadores mirins na divulgação do evento “Evoluir em Debate” que será realizado no dia 5 de maio durante manhã e tarde na câmara de Vereadores de Canoinhas.
O debate está sendo organizado pelo médico e professor de Meditação, Marcos Vinícius de Moraes Okada; professor, mestre e empreendedor José Augusto Maiévski; e pelo dentista, filósofo e grande conhecedor em Teologia, Régines Gonçalves.
Com o tema “Evoluir em Debate”, Okada explicou aos vereadores mirins o que será debatido no evento. “O nosso grupo acabou se encontrando nessas ideias, ficamos com algumas inquietações e queremos trabalhar tão importantes assuntos para o desenvolvimento da humanidade”, destacou. Participarão do evento, especialistas das áreas específicas dos temas abordados.
No debate serão tratados importantes assuntos, e os profissionais partem do princípio de utilizar o conhecimento não em benefício próprio, mas em benefício da população.
Serão cinco questões a serem debatidas no encontro:
1. Como diminuir a distância entre ricos e pobres?
2. Como proteger o planeta?
3. Como educar nossos filhos?
4. Como ajudar as nações e povo oprimidos?
5. Como aplicar a espiritualidade no dia a dia?
SOBRE O EVENTO
O debate acontece no dia 5 de maio, sábado. O evento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Canoinhas, e é aberto a todos os interessados.
Será cobrado o valor de R$ 10,00 por participante mais a doação de um agasalho, ou 1 quilo de alimento, ou cabelo (que a entidade usa para fazer perucas aos pacientes).
A arrecadação será revertida à Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e região (Apoca), entidade apoiada pelos palestrantes nesse evento. Todas as inscrições serão realizadas pela própria entidade beneficiada.