Vereadores mirins iniciam mandato no próximo mês

Dez estudantes de cinco escolas municipais compõem a primeira legislatura do programa                                  

 

Os dez vereadores mirins eleitos na última sexta-feira, 14, iniciam o mandato no próximo mês. A posse dos novos representantes ocorrerá ainda na primeira quinzena de agosto e a primeira sessão no dia 29, uma terça-feira. A legislatura tem a duração de um ano e, nesta primeira edição, contemplou alunos de cinco escolas municipais. Os vereadores mirins eleitos foram: Jamile Mullmann e Rafael de Lima (EBM Maria Lovatel Pires); Helen Karine Cordeiro e Nathália Pereira (EBM Presidente Castelo Branco); Aline Isabela Padilha e Brenda Maria Komochena (EBM Severo de Andrade); Serena Leitemberg e Vitor Gabriel Maciel dos Santos (EBM José Grosskopf); e Vitória Martins e James Lorena de Lima (EBM Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho).

 

 

O programa Câmara Mirim nasceu da iniciativa do presidente da Câmara de Vereadores, WilmarSudoski (PSD), que levou a plenário a proposta de oferecer aos estudantes maior espaço no poder legislativo. Aprovada pelos demais vereadores e regulamentada por regimento próprio, o mandato da Câmara Mirim tem duração de um ano e contempla alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental menores de 15 anos.

 

O programa está sendo realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que auxiliou na seleção das escolas, processo eleitoral, e aspectos logísticos para que os alunos possam comparecer às sessões, de modo a reduzir os custos da implantação do programa.

 

O processo eleitoral teve início no mês de junho, quando o presidente e demais vereadores realizaram a divulgação do projeto nas cinco escolas selecionadas. Entre os dias 03 e 13 de julho, os alunos candidatos puderam realizar campanha eleitoral, gesto que foi incentivado pelos diretores e professores com a exposição das propostas em murais nos colégios. Ao todo, 39 estudantes concorreram à função de vereador mirim.

 

As eleições ocorreram na última sexta-feira, 14, simultaneamente nas escolas participantes. Mais de 700 alunos tiveram a oportunidade de votar pelos seus representantes. Para tornar a experiência ainda mais parecida com o pleito eleitoral, a equipe da Câmara de Vereadores utilizou cabinas e urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. A apuração dos votos contou com a presença de representantes da câmara, das escolas e dos alunos.

 

PRÓXIMOS PASSOS

Com a eleição definida, os vereadores mirins receberão orientações após o retorno das aulas para o segundo semestre. Após a posse, os estudantes também serão preparados para a primeira sessão da legislatura, que ocorre no fim do mês de agosto. Os dez vereadores mirins eleitos realizarão sessões mensais até o mês de junho de 2018, quando uma nova disputa eleitoral inicia para que outros alunos possam participar do programa.

 

Neste ano, a Câmara Mirim contemplou estudantes de cinco colégios municipais. A decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, após aspectos como a distância, transporte e disponibilidade de tempo dos alunos serem avaliados. Nos próximos anos, no entanto, outras escolas também deverão ser selecionadas para eleger representantes mirins.

Rolar para cima