Em requerimento também foram solicitados dados das principais ocorrências atendidas pela PM de Canoinhas em 2016 e 2017
Em requerimentos apresentados na sessão desta terça-feira, 8, pelo presidente da Câmara, vereador Coronel Mario Renato Erzinger (PR), e assinado por todos os vereadores, foram encaminhados ofícios ao governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) e ao secretário de Segurança Pública do Estado, Alceu Pinto de Oliveira, solicitando estudos técnicos para edição da lei atual, que prorroga o prazo de permanência dos policiais militares que compõem o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública no Estado (CTISP).
No documento é explicado que os policiais militares do CTISP, em conformidade com a legislação vigente podem ser contratados por quatro anos, prorrogáveis por mais quatro. A solicitação encaminhada pelos vereadores de Canoinhas, pede que seja procedido estudos necessários para edição da Lei atual, prorrogando o prazo de permanência por mais quatro anos – perfazendo um total de 12 anos – para exercerem a segurança institucional e em consonância ao dever da administração, zelar pelos bens e pessoas que integram o patrimônio das instituições afins.
Em outro requerimento ainda é encaminhado ao comandante geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, solicitando que as duas vagas do CTISP, hoje lotada pelo 3º sargento da Reserva Remunerada, Amarildo Pereira e cabo da Reserva Remunerada Rosmário dos Santos Veiga, permaneçam na sede do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), pois os dois profissionais entram nesse mês em conclusão do tempo de serviço.
“Entendo que não é só em Canoinhas, mas existe uma solicitação a nível de estado para alteração dessa lei, prorrogando o prazo por pelo menos mais quatro anos”, destacou o vereador Mario Erzinger (PR).
“Também solicito ao Comandante Geral, para que as duas vagas do CTIPS fiquem para o Batalhão de Canoinhas, caso contrário as mesmas ficarão à disposição de todo estado, e é muito importante continuarmos tendo tão importante trabalho em Canoinhas, devido a relevância dos serviços prestados”, destacou.

Ainda foi encaminhado ao comandante do 3ºBPM, tenente coronel João Marcos Dabrovski de Araújo, ofício com solicitação de dados estatísticos e indicadores das principais ocorrências atendidas pela Polícia Militar, comparativamente aos anos de 2016 e 2017, inclusive acidentes de trânsito, afim de subsidiar resposta a instituições que solicitaram os dados à Câmara de Vereadores. “Solicitamos dados como roubos, furtos, violências e outras informações que a Polícia Militar ache pertinente para repassarmos esses números à comunidade e instituições que nos solicitaram”, finalizou Mario.