O reforço do efetivo nos municípios sob a jurisdição do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi o tema principal do encontro, realizado na quinta-feira, 16, entre vereadores canoinhenses e o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm.
Nos últimos dois anos, o assunto tem sido constantemente debatido e solicitado junto ao comando geral da PM catarinense. Desta vez, a Câmara Municipal de Canoinhas renovou o pedido através de ofício entregue pelos vereadores Renato Pike (PR), Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB) e Paulo Glinski (PSD).
Na reunião foi informado que diversos policiais migraram para a reserva remunerada nos últimos 12 meses e que nenhuma nova vaga foi aberta no 3º BPM.
Os canoinhenses sugeriram, ainda, que no momento de transferência deveria ser dada prioridade aos praças naturais da região e que estão lotados em outras corporações do Estado. Segundo eles, muitos policiais militares tem interesse de retornar aos seus locais de origem, até como forma de poderem se reaproximar das famílias.
Argumentaram que é elevado o número de ocorrências registrado nos municípios da região e que o incremento do policiamento ostensivo inibiria a ação por parte dos delinquentes nos mais diversos tipos de delitos. Além disso, também justificaram que a população clama por mais segurança e que a vinda de novos policiais traria tranquilidade às pessoas.
Mesmo se tratando de uma iniciativa da Câmara Municipal de Canoinhas, também assinaram o ofício os prefeitos de Canoinhas, Beto Faria (PMDB) e de Três Barras, Elói José Quege (PP) e o secretário do desenvolvimento regional, Ricardo Pereira Martin.
Fora a sede do 3º BPM, em Canoinhas, a ideia seria trazer novos policiais militares para atuar nos destacamentos de Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira.
RETORNO
Mais dois assuntos estiveram em pauta durante agenda com o comandante. Um deles foi o retorno para as corporações de origem, dos alunos do curso de formação de sargentos da PM, que está sendo finalizado nos próximos dias. A solicitação dos vereadores, inclusive, é que para algum dos formados voltem para o 3º BPM.
Outro é a inclusão de novas vagas para o curso de formação de oficiais da PM, com o chamamento de mais aprovados do último concurso público.
Para os canoinhenses, a iniciativa premiaria os militares aptos a seguir na carreira e traria economia ao erário público, pois nos próximos anos não haveria a necessidade de realizar novos certames.