Vereadores solicitam ações de limpeza do Valetão

Possibilidade de cobertura do arroio foi destacada durante debate                                                    

O vereador Célio Galeski (PR) solicitou na sessão desta terça-feira, 6, a limpeza e a colocação de muretas de proteção no entorno do Arroio Monjolo, o “valetão”. Proposição semelhante também foi protocolada pela vereadora Zenici Dreher (PR) antes de deixar a câmara, em que é solicitado o planejamento de ações para minimizar os prejuízos em períodos de enxurradas que atingem o espaço. Durante a sessão, Galeski relatou que é necessário avaliar a viabilidade de executar um projeto de cobertura do arroio, considerando as enxurradas e, até mesmo, os acidentes que ocorrem no local. “Além dos recentes alagamentos que ocorrem nessa via, houve queda de veículos e prejuízo para muitos comerciantes nessa região”, afirmou.

 

 

O vereador Chico Mineiro (PR) relatou que, no último ano, realizou solicitações semelhantes e destacou a falta de segurança nas cabeceiras do arroio.

 

 

PROJETO

Galeski lembrou que, na última legislatura, um projeto de cobertura do valetão foi encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável. Por este motivo, o vereador sugeriu que o projeto seja reavaliado, podendo transformar o espaço em um local para prática de esportes e lazer, à exemplo da cidade de Florianópolis.

 

 

O vereador Paulo Glinski (PSD) relatou que, em legislaturas anteriores, um projeto de revitalização foi elaborado e encaminhado para órgão ambiental para análise. À época, os recursos seriam captados com o governo estadual. Glinski ainda destacou a necessidade de um estudo minucioso antes de executar uma obra no espaço. “É uma questão de certa complexabilidade, principalmente porque tem a questão ambiental”.

 

 

Segundo o presidente Coronel Mário Erzinger (PR), no último ano a Secretaria de Planejamento informou que existe um projeto de revitalização do espaço, e que o poder executivo iria tentar captar recursos junto aos deputados para sua execução. A vereadora Norma Pereira relatou que, caso receba uma cópia do projeto, irá encaminhá-lo para representantes federais para pedir recursos junto ao Ministério das Cidades.

 

 

ENXURRADAS

O presidente ainda destacou a incidência de enxurradas nas ruas Coronel Albuquerque e Barão do Rio Branco, próximo ao Corpo de Bombeiros. “Considero importante a questão do desassoreamento de toda a extensão”, relatou. Erzinger lembrou, no entanto, da necessidade de haver uma equipe técnica para efetuar as obras.

Rolar para cima