Junto ao Comando Geral da Polícia Militar, em Florianópolis, na tarde de quarta-feira, 25, vereadores canoinhenses apresentaram duas solicitações direcionadas especificamente ao 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Os parlamentares foram recebidos pelo comandante geral, Valdemir Cabral e pelo subcomandante geral, Paulo Henrique Hemm.
Um dos pedidos é para que a corporação continue sediando o Curso de Formação de Soldados (CFSd), a fim de contemplar os concursados residentes nos municípios do Planalto Norte. Desde outubro do ano passado, o 3º BPM vem oferecendo o curso para duas turmas de alunos soldados. Uma delas, com 30 pessoas, tem formatura agendada para os próximos dias.
Além do conteúdo teórico e das atividades práticas exigidas nas 1.375 horas/ aula, vereador Renato Pike (PR) destacou a interação que os futuros policiais militares vêm mantendo com a comunidade. “Fora as atividades pertinentes ao curso, também foram importantes no resgate das famílias atingidas pela enxurrada e enchente registradas no início deste mês, fato esse que mereceu reconhecimento dos mais diversos segmentos da sociedade e dos afetados pelas cheias”, salientou.
A atuação dos alunos soldados junto a comunidade também foi defendida pelo presidente da Câmara, Neno Pangratz (PP). Segundo o vereador, os futuros policiais reforçam e auxiliam o efetivo existente no policiamento ostensivo da região. “Ajudam na manutenção da ordem e da segurança para uma população bem próxima a 100 mil habitantes, nos municípios de Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira, que são de jurisdição do 3º BPM”, explanou.
Vereador Paulo Glinski (PSD) ressaltou a excelência pela qual o comando do 3º BPM, a coordenação e os monitores vem conduzindo os trabalhos nesses nove meses de curso. “Fato esse que credencia a corporação a abrigar novas turmas daqui para frente”, enfatizou.
Laudecir Maciel (PT) reforçou o posicionamento do colega de Casa. Para ele, a qualidade na formação, aliada a inserção dos alunos soldados na sociedade, demonstra a capacidade profissional daqueles que vêm promovendo o curso no município. “Novas turmas viriam a atender um apelo da comunidade e também dos órgãos representativos da sociedade civil organizada”, acrescentou.
Na ocasião, os vereadores entregaram requerimentos solicitando o pleito. Cópias do documento também serão encaminhadas ao governador Raimundo Colombo (PSD); ao secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba; ao deputado Antonio Aguiar (PMDB) e ao comandante do 3º BPM, tenente coronel Mário Renato Erzinger.
REMODELAÇÃO
Durante agenda no Comando Geral da PM, vereadores canoinhenses voltaram a solicitar a liberação de recursos para a reforma do prédio que abriga o 3º BPM. “Reforçamos aquilo que há tempos estamos pedindo”, informou Pike.
Em dezembro do ano passado, quando da presença do governador Raimundo Colombo (PSD) em Canoinhas, o próprio vereador havia apresentado o pleito juntamente com Wilmar Sudoski (PSD) e o tenente coronel Mário Renato Erzinger. Naquela ocasião, o governador visitou as instalações da corporação e tinha se comprometido com a destinação de verba.
Os vereadores defenderam o pedido por acreditarem que o prédio, construído em 1948, precisa ser adequado aos padrões atuais de arquitetura e segurança. Em 2005 a sede do 3º BPM recebeu uma primeira etapa de remodelação que contemplou apenas o piso térreo e o telhado.
Desta vez, os parlamentares estão solicitando a reforma do segundo andar com a restauração total de paredes, forros e janelas, dos sanitários, sistema elétrico e hidráulico e do cabeamento de informática e de telefonia.