A medida beneficiaria os alunos de cursos técnicos e universitários fora de Três Barras
Em reunião realizada na sexta-feira, 28, com o prefeito Luiz Shimoguiri (PR), os vereadores de Três Barras se comprometeram a destinar parte das economias da Câmara para garantir o auxílio transporte durante o ano letivo de 2017. A medida beneficiaria os alunos de cursos técnicos e universitários fora do município e foi apresentada pelo presidente da casa, Laudecir Gonçalves, o Barriga (PR).
Durante o encontro que aconteceu no gabinete da presidência da Câmara e contou com a presença de todos os vereadores, foi exposto ao prefeito o desejo em destinar parte dos recursos excedentes do poder legislativo para o custeio do programa. Para esclarecer o processo, Barriga explicou que “existe um orçamento destinado a câmara para o custeio do prédio, salário dos funcionários, aposentadorias, combustível, diárias e outros gastos”, e afirmou que o recursos deste ano, ultrapassam a previsão de despesas. Desse valor, seria destinada a ajuda de custo ao transporte dos alunos.
Barriga explica que o superávit nas contas da câmara é resultado de uma ação que busca dar melhor aproveitamento dos recursos, diminuindo, por exemplo, as diárias retiradas pelos vereadores e funcionários. Além disso, medidas administrativas como economia de combustível e renegociação de contratos também contribuem para gerar o excedente.
Shimoguiri gostou da proposta e garantiu auxiliar a Câmara na destinação destes recursos. Para isso, a prefeitura agora vai estudar o caminho jurídico para poder transferir a dotação excedente para o programa que auxilia estudantes técnicos e universitários no transporte escolar. Os vereadores pediram agilidade na verificação legal, uma vez que as aulas já estão no terceiro mês letivo.
Ainda estiveram presentes na reunião os vereadores Adilson Martins (PSD); Carla Shimoguiri (PTB); Cerival da Cruz (DEM); Daniele Krailing (PMDB), Edenilson Enguel (PSD); Ernani JR (PSB), Fabiano José Mendes (PSD), João Canani (PSB); Marco Antônio de Souza (PMDB) e Siomara Correa (PP).