Vigilância Epidemiológica faz bloqueio de casos suspeitos de sarampo em Canoinhas

Grupo de monitoramento foi criado em Canoinhas na semana passada para reforçar o combate à doença

 

 

 

Canoinhas tem sete casos suspeitos de sarampo e três confirmados. Mas, calma! Não há motivo para que a população fique apavorada. O alerta é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas.

 

 

 

As pessoas que tiveram contato com os casos confirmados e com os outros suspeitos foram acompanhadas pelo setor de epidemiologia do município.

 

 

 

Foi realizado o chamado “bloqueio”, que, segundo a secretária de Saúde, Zenici Dreher, trata-se da avaliação de cada pessoa. “Foram examinadas mais de mil pessoas. Se não tinha sido vacinada ou em caso de perda da carteirinha, a pessoa recebeu a dose da vacina”, garante a secretária.

 

 

O bloqueio da doença é realizado em até 72 horas após o aparecimento das “exantemas”, as manchas que frequentemente aparecem na região do tórax e no rosto.

 

 

 

A Vigilância Epidemiológica lembra que mães que tiverem bebês menores de seis meses não vacinados devem evitar locais públicos fechados.

 

 

 

Quem tiver exantema e febre alta também não pode sair de casa por pelo menos cinco dias.

 

 

Um grupo de monitoramento foi criado em Canoinhas desde a semana passada para reforçar o combate à doença e para manter o cuidado 24 horas por dia, mesmo aos finais de semana e feriados.

 

 

 

Pessoas que tiverem as manchas e febre alta devem procurar a unidade de saúde de sua referência ou a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas quando os postos estiverem fechados.

 

 

 

DÚVIDAS FREQUENTES

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

febre e manchas acompanhados de um ou mais sintomas: tosse, coriza ou conjuntivite independente da idade e da situação vacinal.

 

 

 

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

 

 

 

QUEM DEVE SE VACINAR CONTRA O SARAMPO?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

 

 

 

 

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

 

 

 

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;

De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

 

 

 

 

Grávidas não podem tomar a vacina.

 

 

 

Saiba mais sobre o sarampo clicando aqui.

Rolar para cima