
Não fosse o apoio dos voluntários, a Defesa Civil pouco poderia fazer para ajudar as mais de 25 mil pessoas afetadas pela enchente que castiga o Planalto Norte Catarinense e já cravou o título de segunda maior já registrada na história da região.
Enquanto os níveis dos rios Canoinhas e Negro começam a descer, um batalhão de voluntários trabalha diuturnamente para atender os desabrigados.
Em Canoinhas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Rotary Club tem trabalhado intensamente para garantir a alimentação dos desabrigados. Os próprios advogados têm cozinhado.
A partir de segunda-feira, 16, eles pretendem voltar para seus escritórios e, para tanto, providenciaram fogões e geladeiras, para que os próprios desabrigados possam fazer suas refeições.
As doações não param de chegar. Mais de 10 entidades de Canoinhas estão fazendo campanhas para arrecadar doações(veja abaixo).
A Band FM, de Canoinhas, mobilizou as nove emissoras da Rede Barriga Verde, da qual também faz parte, e, a partir de uma campanha em todas as emissoras do grupo, com apoio do Lions Clube Videira Perdizes, conseguiu arrecadar 12,5 toneladas de roupas, cobertas, colchões e alimentos, além de dois fogões a gás.
O caminhão lotado de doações foi descarregado na manhã deste domingo, 15, no Parque de Exposições Ouro Verde, que, desde sábado, 14, concentra o recebimento de doações. “Vimos a situação e não poderíamos deixar de ajudar”, disse José Lins, membro do Lions Clube Videira Perdizes.
A mesma campanha ocorreu para Porto União, onde mais um caminhão carregado de doações foi descarregado no fim de semana.
Na quinta-feira, 12, houve outra doação expressiva: a Parati Alimentos enviou 2 toneladas de biscoitos doces e salgados e também barras de cereais.
No Parque de Exposições foi criado uma central de distribuição regional. No pavilhão principal foram criados boxes por município. Um helicóptero da Polícia Civil faz o transporte das doações para áreas inacessíveis.

QUER AJUDAR? VEJA OS PONTOS DE COLETA DE DOAÇÕES:
Parque de Exposições Ouro Verde (local de concentração das doações)
Campanha do Lions Clube Canoinhas Ouro Verde
Ponto de Coleta dos donativos– Santa Catarina Plaza Hotel

Campanha do Rotary Club, Rotaract, Núcleo de Jovens da Associação Empresarial, Jeep Clube e Ordem Demolay
Ponto de Coleta dos donativos – Parque de Exposições Ouro Verde
Campanha do Serviço Social do Comércio (Sesc)
Ponto de Coleta dos donativos – sede do Sesc . Avenida dos Expedicionários, 2100, Campo da Água Verde
Campanha da Paradise Eventos, Pancadão Music Bar, Adosarec e Seicho No Ie de Canoinhas
Ponto de Coleta dos donativos – Adosarec e CAD-SOM
Campanha do Jornal O Planalto
Ponto de Coleta – Sede do Jornal, Rua Coronel Albuquerque, 723, Centro
Informações – 3622 8661
Campanha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Canoinhas)
Ponto de Coleta – Sede da OAB
Informações – 3622 2407
Prevent Centro de Saúde, que fica na avenida Expedicionário, 706, está recebendo doações pra os flagelados.
Band FM, na rua João Tomaschitz.
Em Três Barras, na antiga sede da Câmara de Vereadores, anexo à prefeitura.
O que doar: Alimentos, água, roupas, brinquedos, cobertores, colchões e móveis.
ANIMAIS
A ONG Anjos de Patas está precisando de lares temporários para os cães resgatados da enchente.
Se você puder abrigar temporariamente um, dois ou mais cães pode entrar em contato com a equipe da ONG, pelo celular 9756 3095. Após a normalização da situação, os animais retornarão para os lares de origem.
A ONG também está precisando de ração, casinhas, material de limpeza e pedaços de cobertas. Quem quiser contribuir pode levar ao Consultório da Dra. Bárbara Trevisani, Clínica MedVet e no Jornal O Planalto, ou entrar em contato com a ONG.