Treinamento de mais de 160 professores segue até quinta-feira, 12, na ADCR
Priscila Noernberg
do Correio do Norte
Em 21 anos de existência na região, o Programa Aprendendo Com a Árvore, o Paca, conseguiu suscitar em milhares de alunos a importância de serem protagonistas das mudanças do seu próprio tempo.
Para Cynthia Wolgien, gerente corporativa de comunicação e marketing da WestRock, empresa idealizadora do Paca, com estas ações está sendo possível ajudar a criar uma geração mais consciente. “Uma geração que se incomoda e que toma atitude, que não fica esperando que a solução venha de outro lugar. Elas são mais conscientes e, por isso, são mais participativas. Eu acho que essa é a grande diferença. Antes a gente tinha um papel mais passivo. Hoje a gente tem uma geração que é mais consciente e engajada. Elas compreendem que tem um papel importante de protagonizar a mudança e isso acontece no espaço delas”, explicou Cynthia durante o primeiro dia da capacitação anual do Paca.
O treinamento de mais de 160 professores segue até quinta-feira, 12, na ADCR, em Três Barras. “A capacitação está dentro de uma realidade que a gente tem que é pautada no dia a dia do nosso país que é o desenvolvimento sustentável. Se a gente continuar crescendo da maneira como crescia sem o olhar para o sustentável vai chegar um momento que não iremos mais crescer. Então é preciso pensar como o ser humano está cuidando da terra e como cada um precisa fazer para que ocorram as mudanças”, destaca. Anualmente o programa está ligado à agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), que este ano é o desenvolvimento sustentável: são 17 objetivos e 169 metas. A intenção é que os professores capacitados mobilizem os alunos e colegas nas escolas. Com isso o intuito é multiplicar o conhecimento para atingir 19 mil crianças.
As novidades para este ano são a entrega de material do programa e o lançamento da Rede Paca Virtual para o compartilhamento de experiência e disponibilização de materiais on-line.
COMO FUNCIONA
Cada escola cadastra um projeto ambiental no programa que apoia com a disponibilização de materiais para a realização da proposta pelos alunos de 6 a 12 anos de idade. Além deste projeto, as escolas envolvidas no Paca estão recebendo o projeto de jardinagem que funciona como porta para o início do trabalho de sensibilização para as questões ambientais nos pequenos. Desenvolvido em uma época em que pouco se falava de responsabilidade ambiental, o projeto começou em Três Barras e se espalhou por mais nove cidades de Santa Catarina. Hoje o Paca chega a 14 municípios do Norte de Santa Catarina e Sul do Paraná.